Jô Lima Studio de Beleza
Voltar

Você sabe quem inventou mega hair? Somos a Geração mega hair.

Quando comecei a colocar mega hair, essa foi uma das primeiras perguntas que me fiz: Quem inventou o mega hair? Fui em busca dessa informação, pesquisei em alguns artigos e escrevi esse texto em 2011 no meu antigo blog. http://jolimamegahair.blogspot.com/2011/10/por-que-somos-geracao-mega-hair.html#more e hoje tenho a oportunidade e a honra de compartilhar com vocês que se interessam por esse universo assim como eu.

Sempre pensei que o Mega hair estava totalmente vinculado a história sócio-política das pessoas. Sei que todo homem tem cabelo na cabeça, isso é fato, logo, para entender quem inventou o mega hair, precisaremos entender um pouco da antiga história até chegarmos aos tempos atuais de técnicas que vem fazendo a cabeça da mulherada e nos faz ser a geração mega hair.

Interessante que nos livros de história ou filmes antigos, sempre mostravam no Egito homens e mulheres com aquelas perucas cheias de ouro. Antes de Cristo, as perucas egípcias eram feitas com fibras
vegetais e lã tingido no tom preto, era uma forma de marca o status social e de esconder a infestação de piolhos, por isso, a solução era cortar os cabelos e utilizar as perucas. 

É possível perceber que durantes séculos a relação do cabelo sempre esteve atrelada a cultura de cada país. Para os japoneses, por exemplo, os cabelos longos sempre foram usados pelos nobres, eles também utilizavam enfeites nos cabelos para protegê-los do mal.

O cabelo sempre foi uma forma de expressão artística para sociedade, representação do poder associada a beleza. Nesse processo de invenção das extensões, uma figura feminina me chamou bastante atenção, a afro americana Cristina M. Jenkins, inventora do processo de tecelagem no cabelo (mega-hair), na década de 50.

Ela atendia muitas mulheres e fazia penteados, principalmente, para aquelas que tinham cabelos curtos. A tendência das décadas de 40 e 50 era ter cabelos longos e volumosos. Jenkins entendeu uma necessidade de suas clientes e desenvolveu uma das primeiras técnicas de alongamento capilar por meio da trança, utilizando o material como lã, assim como egípcios que trançavam as perucas para dar mais
comprimento e estilo. Ela teria que trançar o seu cabelo natural para depois costurar a extensão, hoje, no Brasil, conhecemos essa técnica como ENTRELACE.

É notório que o mega hair, que sempre esteve presente na nossa história, tenha tomado proporções gigantescas. Hoje, todas as classes sociais sabem o que é mega hair. A atividade cresceu e se tornou uma a “febre mundial”. Ao saímos às ruas, nos espaços midiáticos, nas redes sociais, notamos sempre a presença de alguém com o cabelo longo ou cheio que antes não existia, logo questionamos – “Acho que isso aí é mega”. Quantas de você já fizeram esse questionamento? Ou a pergunta seria: quantas de vocês nunca fizeram esse questionamento?

A utilização de mega-hair contagiou as pessoas, homens e mulheres perceberam que poderiam ter um novo visual, de acordo com sua necessidade e vontade. São cabelos sintéticos e naturais humanos, e valores para todos os bolsos. Não é gasto é investimento pessoal. 

Na geração mega-hair, temos a oportunidade de ficar com o cabelo que desejarmos. Ora podemos ter cabelos cacheados, ora lisos, ora liso-ondulado, ora crespo com aspecto Black, enfim, como quisermos.

A cada dia nasce uma nova mulher que se sente mais linda e satisfeita com sua aparência. Somos gratas a cada pessoa que contribuiu para invenção do mega hair.

Viva a geração Mega-hair !!!

Outras postagens

Mãe é muito +. Cuidada para Cuidar! Uma breve reflexão em Carta

Curiosidades

Uma reflexão sobre auto cuidado, principalmente com o ser mãe. É movimento voltado para mãe é muito +. Cuidada para cuidar. Espero te encontrar e...

Ler mais